"Poucas pessoas são capazes de expressar com equanimidade opiniões que diferem dos preconceitos de seu ambiente social. A maioria das pessoas é até incapaz de formar tais opiniões." Albert Einstein

Por que esperar o ano que vem?

2011 já está acabando. E mais uma vez a gente fica com aquela sensação de que não cumpriu nenhuma promessa feita no Reveillon passado e começa a se culpar.

Mas, antes de entrar nessa, lembre-se que o ano ainda não acabou. Você tem a chance de aproveitar essa janela de tempo - antes que as luzes de Natal pisquem tão forte, e os corais cantem tão alto, e os compromissos te façam correr de um lado para o outro - para realmente analisar como está a sua vida e o que nela te satisfaz ou incomoda.

Esperar que o ano chegue ao final para tomar decisões quanto à reformulação de vida significa adiar a possibilidade de criar novas motivações e novo ânimo. Ações que podem ser importantes são retardadas com desculpas que protelam e muitas vezes minam projetos a tempos acalentados. Vale rever pensamentos que limitam e enquadram você em crenças familiares e sociais.

Por exemplo, quem disse que não vale a pena enveredar por um caminho profissional diferente, mesmo que isso signifique sacrificar as férias de verão? Uma nova oportunidade profissional pode advir de trabalhos temporários: muitas vagas são oferecidas nesta época e você pode através de bom desempenho, ser contratado para o quadro fixo da empresa.

Um pensamento comum que começa a surgir junto com dezembro é a solidão. Algumas pessoas se sentem sozinhas e acreditam que com o tempo os amigos vão se tornando raros; que é difícil fazer novos vínculos. Para esses, a dica é um novo curso, formação ou  atividade esportiva, que são agregadores por gerarem equipes e, em alguns casos, convívio diário.

E agora pode ser o momento para matricular-se. Cursos de música ou de línguas aceitam alunos para diferentes programas em qualquer época do ano. Esse pode ser o ponto de partida que se integra à sua agenda diária com motivação e entusiasmo.

Na área de saúde, tomar uma atitude para criar um programa alimentar saudável, consultar um especialista que ajude a solucionar algum desconforto físico antigo não precisa esperar. Vale também criar, ainda agora, hábitos de condicionamento físico que, assim que passem as festas de Natal e Reveillon, já estejam incorporados e ajudem a queimar os indesejados quilinhos a mais.

As decepções acontecem...muitos se surpreendem e até se sentem traídos quando chega dezembro e percebem que foram "esquecidos" porque nāo pensaram com antecedência aonde passar o Reveilon. Os outros se organizaram e você não prestou atenção em suas necessidades e vontades. Ainda há tempo para isso! Dar atenção a cada area da vida é importante para se sentir mais feliz.E

ssa é uma época muito estressante: as empresas fixam datas e fechamentos, os relacionamentos demandam encontros, as crianças entram em férias, o trânsito fica ainda mais caótico. Tudo começa a ser obrigatório e sem colorido. Urge ganhar novo ânimo. Antecipe as férias ou tire um fim de semana de folga para ganhar um novo fôlego. Analise o que é urgente e repense as coisas. Dos planos feitos para 2011, quais realmente valiam a pena ser cumpridos? Quais ainda fazem sentido hoje, e vão continuar fazendo sentido no ano que vem?

Tomar decisões para o próximo ano não é só ir em direçāo a novos objetivos, mas também determinar alguns fechamentos. Pense há quanto tempo se arrasta um relacionamento infeliz; ou aquele curso que você nem abandona, nem frequenta; o trabalho que o deixa triste a cada manhã. Por mais angustiante que pareça, decidir abandoná-los significa abrir possibilidades, encontrar um novo mundo.

Não se cobre demais, mas não deixe o que é realmente importante para depois. Afinal de contas, por que esperar o ano que vem?

* Ana Maria Ferraz de Campos é instrutora da SBPNL – Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

IBC

banner-descubra-pnl-v3 ibc

Thalentos

thalentos 2014

Indesp

banner indesp 4

Metáforum

metaforum2013